![]() |
Fluxograma do preparo de um Miojo |
Fluxogramas e seus elementos
Na aula anterior demos como exemplo de algoritmo a sequência de instruções para a preparação de um macarrão instantâneo (Miojo). Eram instruções textuais que poderiam também ser representadas graficamente como na figura acima. Como dissemos anteriormente, chamamos essa representação de fluxograma.
Em um fluxograma cada formato de figura representa um tipo de operação e as setas a sequência em que as instruções são realizadas ou a direção do fluxo dos dados. Nesse momento nos concentraremos apenas nos formatos básicos.
Forma Oval ou Pílula
É utilizada para indicar o início ou final de um processo, por isso é usada no início e fim do algoritmo
Retângulo
Representa um processo ou operação. No nosso exemplo, indicam os procedimentos de fervura, cozimentos, etc. Em programas podem representar um cálculo ou processamento de dados.
Paralelogramo
É utilizado para representar uma entrada ou saída de dados. No nosso fluxograma de Miojo, utilizamos o paralelogramo para indicar a entrada de elementos na panela, mas seria mais correto utilizar o retângulo pois era uma operação.
Losango
Representa um ponto dos processos onde o fluxo depende do resultado de uma condição ou decisão. Geralmente são dois resultados possíveis, isto é, sim ou não, também podendo ser representado como a condição ser verdadeira ou falsa.
Documentos e saída de dados
É utilizado para indicar a saída de dados processados. Como muitas vezes esses dados saem na forma de relatórios, é utilizado para representar documentos que podem ser impressos.
Outro exemplo de fluxograma
Imagine que você precisa trocar a resistência de um chuveiro que queimou. Quais seriam as etapas para efetuar essa troca? Pensou a respeito? Primeiro precisamos verificar se temos uma resistência de reserva em casa, caso contrário precisamos ir a uma loja comprar a peça. Tendo a resistência devemos desligar o disjuntor, abrir a tampa do chuveiro, trocar a resistência, fechar a tampa do chuveiro, deixar correr água para encher o reservatório, ligar o disjuntor, testar o chuveiro, etc. Talvez esse problema pudesse ser representado pelo fluxograma abaixo:
![]() |
fluxograma para troca de resistência de um chuveiro |
No entanto o chuveiro pode não funcionar após a troca, a resistência nova pode apresentar defeito ou a loja não ter resistência pra vender, enfim, a sequência de etapas pode ser mais extensa. Nesse caso como vamos aumentar o fluxograma incluindo novas possibilidades sem tornar o gráfico muito complexo? A resposta é dividir o fluxograma e acrescentar conectores ou links.
Conectores ou Links
Dependendo do problema a ser representado pelo fluxograma, seu tamanho pode ser grande surgindo a necessidade de dividi-lo em partes. Nesse caso, círculos pequenos são utilizados para indicar uma continuidade do fluxo em um outra parte da página ou do desenho. Caso a continuação seja feita em outra página, um polígono de cinco lados semelhante a uma casinha de ponta cabeça é utilizado com a indicação do número da página.
Exemplo de uso de conectores fonte: https://blog.iprocess.com.br/ |
Ferramentas para criação de fluxogramas
Um fluxograma básico pode ser feito até com as ferramentas de desenho do Word, no entanto recomendamos que o aluno se familiarize desde cedo com ferramentas online como o Draw.io e o Lucid Chart. São ferramentas bem intuitivas, de fácil utilização para as quais futuramente incluiremos alguns tutoriais.
Outros elementos de fluxograma
Acredito que os elementos básicos que foram abordados aqui já permitem que o estudante comece a brincar com fluxogramas. No entanto existem uma série de figuras adicionais para situações mais específicas como a impressão de documentos, armazenamento de dados, entrada de dados manuais, etc que o aluno interessado poderá se aprofundar lendo materiais disponíveis na internet como o da EdrawSoft ou do site Ferramentas da Qualidade, entre tantos outros disponíveis.
Exemplos de outras figuras usadas em Fluxogramas |
Referências
MANZANO, J. A. N. G. Portugol Studio: Programação de Computadores em Português. São Paulo: Propes Vivens, 2017. 86p
NOSCHANG, LUIZ et all. Portugol Studio: Uma IDE para Iniciantes em Programação. In: XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - CSBC, 34º, 2014, Brasília, Anais Eletrônicos do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Brasília, 2014. p. 1287 - 1296. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/10954/10824>. Acesso em: 4 ago. 2024.
PORTUGOL WEBSTUDIO. Ajuda. Disponível em: <https://portugol.dev/> Acesso em 05 ago. 2024.
PORTUGOL WEBSTUDIO. Dúvidas e Perguntas. Disponível em: <https://portugol.dev/> Acesso em 05 ago. 2024.