Funções Criadas pelo Usuário x Funções Nativas
O que mostrei na aula anterior foram exemplos para que você possa criar suas próprias funções e procedimentos. Academicamente chamamos essas funções de Funções Criadas pelo Usuário. Outro termo que você verá por ai é Função Nativa. O que significa isso?
Função Nativa é a função que já vem pronta na linguagem de programação. Você fez uso de várias delas até aqui: O escreva() e o leia() são exemplos de funções nativas. Onde elas ficam? Elas ficam em um conjunto de funcionalidades que chamamos de bibliotecas.
Entendendo o conceito de Bibliotecas
Você que é estudante costuma carregar uma caixa de ferramentas com você? Provavelmente não. Afinal, uma caixa de ferramentas é um pouco pesada para sair carregando à toa, não é mesmo? No entanto a sua mochila deve ter tudo aquilo que você precisa usar diariamente, correto?
Pois saiba que as linguagens de programação e o Portugol adotam o mesmo raciocínio. Assim como a sua mochila, elas carregam somente o necessário para não ficarem pesadas carregando recursos que muitas vezes são desnecessários.
O conjunto de recursos que elas sempre carregam são chamados de Biblioteca padrão e incluem os comandos e as funções básicas mais utilizadas pelos programas.
No entanto, da mesma forma que você pode pegar uma chave de fenda da sua caixa de ferramentas e colocá-la na mochila, você também pode solicitar às linguagens e ao Portugol que incluam no seu programa alguma ferramenta ou recurso de alguma outra biblioteca que não seja a padrão para usar eventualmente.
Vejamos como isso funciona estudando um exemplo:
- programa{
- inclua biblioteca Util
- inteiro numero
- funcao inicio(){
- escreva("Vou sortear um número entre 1 e 100: ")
- numero= Util.sorteia(1, 100)
- escreva("\nEu sorteei o número: "+numero)
- }
- }
Nesse exemplo vemos na linha 2 a instrução inclua biblioteca Util. Util é uma biblioteca do Portugol que poderia ser comparada com a sua caixa de ferramentas, pois ela tem diversas funções que ampliam os recursos e capacidades disponíveis nessa linguagem.
Um desses recursos é a função sorteia() que permite sortear um número aleatório dentro de uma faixa numérica limitada por um valor inicial e um valor final, que são passados como parâmetros da função dentro do seu parenteses ().
Ao dar a instrução inclua é como se colocássemos a caixa de ferramentas dentro da mochila da linguagem. Como a função sorteia() está dentro da biblioteca Util, para utilizá-la eu tenho que fazer referencia ao seu local através da instrução Util.sorteia().
Outro exemplo:
- programa{
- inclua biblioteca Texto
- funcao inicio(){
- cadeia frase
- escreva("Digite uma frase: ")
- leia(frase)
- escreva(Texto.caixa_alta(frase))
- }
- }
Aqui estamos incluindo a biblioteca Texto que permite manipular e transformar cadeias de caracteres através de várias funções. Uma delas é a caixa_alta() que permite transformar um texto minúsculo em maiúsculo.
Nessa instrução caixa_alta(frase), eu estou pegando o conteúdo da variável frase que armazenou a digitação do usuário e estou transformando em maiúsculo. Como a função está dentro da biblioteca Texto, mais uma vez eu preciso referenciar o seu local, por isso Texto.caixa_alta(frase).
Existem várias outras funções dentro das bibliotecas Util e Texto, no entanto não vale a pena aprofundar o conhecimento em uma linguagem de pseudocódigo como Portugol, já que ela não é utilizada no mercado para criar aplicações.
Ela foi útil até aqui para introduzir conceitos de programação. Daqui por diante, é preferível utilizar o nosso tempo já em uma linguagem comercial. Assim eu termino aqui esse Mini Curso de Portugol e convido você a começar o Mini Curso de Linguagem C, assim que ele estiver disponível.
Caso queira aprofundar seus conhecimentos de Portugol, sugiro explorar a opção ABRIR EXEMPLOS do Portugol WebStudio, onde você encontrará muito material de aprendizado. Também existe um curso em vídeo aulas da equipe de criação e manutenção da linguagem.
Se preferir, instale a versão local do Portugol Studio que funciona como uma IDE, isto é, um Ambiente de desenvolvimento integrado, como muitos recursos para facilitar a codificação, mas te alerto novamente para o fato de que os exemplos feitos aqui foram testado apenas na versão WebStudio.
Referências
MANZANO, J. A. N. G. Portugol Studio: Programação de Computadores em Português. São Paulo: Propes Vivens, 2017. 86p
NOSCHANG, LUIZ et all. Portugol Studio: Uma IDE para Iniciantes em Programação. In: XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - CSBC, 34º, 2014, Brasília, Anais Eletrônicos do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Brasília, 2014. p. 1287 - 1296. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/10954/10824>. Acesso em: 4 ago. 2024.
PORTUGOL WEBSTUDIO. Ajuda. Disponível em: <https://portugol.dev/> Acesso em 05 ago. 2024.
PORTUGOL WEBSTUDIO. Dúvidas e Perguntas. Disponível em: <https://portugol.dev/> Acesso em 05 ago. 2024.