![]() |
Tela da IDE Geany no Linux com um programa em C |
IDE
Já explicamos no curso anterior que IDE é a sigla para Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado. Trata-se de um programa ou plataforma que geralmente contém um editor de texto para escrita de códigos, com recursos de formação e ferramentas que facilitam o desenvolvimento de programas.
Até agora não nos preocupamos em abordar esse assunto porque utilizávamos o GDB online, uma plataforma simples que simula a compilação de um programa C sem gerar executáveis e estávamos mais preocupados que o estudante entendesse a lógica e uso das instruções em C. No entanto para prepará-los para o que vem mais a frente não podemos mais fugir desse assunto.
Na imagem no início da página você está vendo uma tela com um exemplo de IDE. No caso se trata da IDE Geany, uma IDE bem leve e recomendada para máquinas modestas ou com poucos recursos que funciona em Linux, Windows e até MacOs. No entanto alguns preferem considerá-la como um "poderoso editor de texto para programadores" e não como uma IDE, pois lhe faltam alguns recursos.
Não vou entrar no mérito se é ou não uma IDE, mas repare que na imagem você recursos de formatação para distinguir as strings de instruções da linguagem. Também temos botões que permitem executar o processo de compilação e construção para gerar um arquivo executável a partir do código fonte em C sem muito esforço.
Nela você vai digitar o seu código, salvar como um arquivo "fulano.c" e depois pressionar a tecla F9 para que ela gere o arquivo "fulano" executável. Se você fosse fazer isso manualmente, seria necessário abrir uma tela de terminal no Linux e digitar algo como gcc -Wall -o fulano fulano.c.
Para muitos essas facilidades são suficientes para considerá-la uma IDE, mas não se preocupe em baixa-la para instalar na sua máquina. Mais a frente vamos fazer isso com as principais IDEs utilizadas em Sistemas Embarcados: a Arduino IDE e o VS Code.
Compiladores
No tópico anterior eu mencionei o comando gcc. Trata-se do compilador para linguagem C que já vem instalado na maioria das distribuições Linux como a que eu uso. Então para mim é natural utilizá-lo como compilador.
Como já dissemos no início do curso, de forma resumida, o compilador permite transformar o arquivo em código fonte em um arquivo executável que opera diretamente no Sistema Operacional sem a necessidade de um programa interpretador.
A título de curiosidade o comando para compilar e construir executáveis com o GCC no Linux geralmente é algo como:
gcc -opções -o nome_do_executável nome_do_arquivo_fonte
Mas não se preocupe com isso por duas razões:
- Você provavelmente deve ser usuário de Windows
- Em Sistemas Embarcados você só irá compilar quando for passar o seu código fonte para suas placas
Assim eu termino essa introdução a linguagem C e no próximo curso comentarei as diferenças entre ela e a Linguagem C++.
Referências
DAMAS, L. Linguagem C. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2007.
GBD ONLINE. C for Beginners. Disponível em: <https://learn.onlinegdb.com/c_for_beginners> Acesso em 05 ago. 2024.
GBD ONLINE. C Programming Examples Disponível em: <https://learn.onlinegdb.com/c_program_examples> Acesso em 05 ago. 2024.
W3SCHOOLS. C Tutorial. Disponível em: <https://www.w3schools.com/c/index.php> Acesso em 05 ago. 2024.