Recapitulando
Na aula passada começamos o estudo de motores e apresentamos uma maneira simples para implementar a rotação invertida e um controle para alteração da velocidade de um motor DC comum.
Hoje vamos incorporar um Arduino Uno a montagem e fazer o microcontrolador gerenciar a rotação do motor.
Montagem
Para agilizar o processo nós aproveitaremos a montagem anterior. Para isso entre no TinkerCAD com sua conta e no painel lateral a esquerda da tela clique em PROJETOS e depois CIRCUITOS. Se preferir, acesse o link abaixo para entrar diretamente na parte de circuitos do seu perfil:
https://www.tinkercad.com/dashboard/designs/circuits
Ao visualizar o quadro com seu projeto anterior, leve o mouse até o ícone na forma de engrenagem chamado de AÇÕES DE PROJETO e clique nele. Vai aparecer um menu com a opção DUPLICAR para você clicar:
![]() |
Clique em Ações de Projeto ... |
![]() |
... depois em duplicar |
O TinkerCAD criará uma cópia do projeto com o nome iniciando por "Copy of" seguido do nome anterior, que você poderá mudar dando um clique nele, digitando outro nome, por exemplo, Framework Arduino II: Aula 16 Motores e finalizando com ENTER.
![]() |
Alterando o nome do projeto |
Não vamos mais precisar de alguns componentes e conexões. Então clique na conexão que liga o botão até o barramento inferior negativo da protoboard e pressione a tecla delete para apagá-lo.
Clique também no botão e apague o. Apague também o conjunto das duas pilhas e por último clique na conexão laranja do relê direito e apague também. Sua montagem deve fica assim:
![]() |
Montagem após a eliminação dos itens que não serão utilizados |
Vamos precisar de alguns novos componentes básicos. Então vá até o painel a direita da tela e adicione conforme aprendemos na aula passada uma placa Arduino Uno R3. Agora que temos todos os componentes precisamos modificar algumas coisas.
Agora com uma placa podemos fazer uma montagem mais técnica sem gabiarras. Sendo assim, a primeira coisa a fazer é modificar a alimentação do relê da direita, fazendo ele ter o mesmo esquema de alimentação do relê esquerdo:
![]() |
Invertendo a alimentação do relê direito |
Posicione a placa abaixo da protoboard e puxe um conexão do GND do Arduino para o negativo do barramento inferior da protoboard. Depois uma conexão do pino 12 para o laranja do relê esquerdo.
Do pino 4 puxe uma conexão até o furo F18 e puxe uma conexão do terminal 5 do relê direito até o furo H18 conforme a figura abaixo. Para conferir suas ligações clique aqui para acessar o link da montagem.
![]() |
Layout da montagem para orientação |
O que estamos fazendo aqui é transferindo para o Arduino o gerenciamento que antes era feito com o botão. Agora será o pino 12 e o 4 que vão acionar os relês para que seja invertido a polaridade da alimentação.
Sketch
Geralmente quando estamos inserindo o primeiro código em uma montagem, o TinkerCAD nos oferece o modo de edição por blocos. Como estamos querendo inserir o código em texto, precisamos alterar isso.
Se for esse o seu caso, clique no botão CÓDIGO situado no canto superior direito da tela do TinkerCAD, em seguida clique em BLOCOS, depois clique em TEXTO e confirme a operação clicando em CONTINUAR:
![]() |
Mudando o modo de edição de blocos para texto |
Estando em modo texto, copie e cole o código abaixo substituindo o código original oferecido pelo TinkerCAD.
- const int rele1=12;
- const int rele2=4;
- void setup()
- {
- pinMode(rele1, OUTPUT);
- pinMode(rele2, OUTPUT);
- }
- void loop()
- {
- digitalWrite(rele1, LOW);
- digitalWrite(rele2, HIGH);
- delay(5000);
- digitalWrite(rele1, HIGH);
- digitalWrite(rele2, LOW);
- delay(5000);
- }
Esse código é muito simples e já abordamos algo parecido na aula sobre relê. Basicamente estamos declarando duas constantes para armazenar os pinos que controlarão os relês e configurando esses pinos como saída na função setup().
Na função loop() estamos fazendo esses pinos mudar de LOW para HIGH a cada 5 segundos de maneira alternada, ativando e desativando os relês alternadamente. Clique para iniciar a simulação e observe que ele começa a girar positivamente quando o relê direito age e negativamente com o relê esquerdo.
O potenciômetro ficou de fora da placa, mas continua ajustando a velocidade de rotação. Na próxima aula falarei sobre pontes H.
Referências
BLOG ELETROGRATE. Como Montar uma Ponte H com Relés. Disponível em <https://blog.eletrogate.com/arduino-ponte-h-com-rele/> Acesso em 15 nov 2024.
BOSON TREINAMENTOS. Como acionar um motor DC usando o Arduino e um Relé. Disponível em <https://www.bosontreinamentos.com.br/eletronica/arduino/como-acionar-um-motor-dc-usando-o-arduino/> Acesso em 15 nov 2024.
LUIS LLAMAS. Types of Rotary Motors for Arduino Projects Disponível em <https://www.luisllamas.es/en/rotary-motors-types-arduino-projects/> Acesso em 15 nov 2024.
MOTOR ELÉTRICO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2024. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Motor_el%C3%A9trico&oldid=67998771>. Acesso em: 15 nov. 2024.